AFINAL….. É TUDO MARMOTA?

Atualmente é muito comum  as pessoas se utilizarem desse adjetivo, para definir como falsa algum tipo de gira ou mesmo a performance de alguns médiuns. A pessoa vai visitar um terreiro, assiste a gira com entusiasmo, bate palmas, sorri, consulta o chefe de terreiro, sai e diz: é pura marmota!, ou diz que o pai de santo é marmoteiro.

Marmoteiro….Marmoteiro….Marmoteiro……!!!!…em coro… Alguns são mais discretos e dizem: “Isso não tem nada a ver!! bem……”nada tem a ver”, quer dizer que é marmota. Os comentários pejorativos desses críticos e especialistas em gira, são muito mais cruéis com os trabalhos de esquerda,  muito bem…..vamos tentar entender os possíveis motivos:

Nos últimos anos surgiram na Umbanda diversos grupos ou vertentes dela, que buscaram de alguma forma “codificar” a religião, criando alguns pseudos manuais que passaram a servir de referencia para muita gente. Sem a intenção de generalizar, o possível motivo desses movimentos, deve-se ao fato de oportunistas que perceberam a falta de literatura abordando o assunto e vislumbraram a possibilidade de transformar isso num negócio. Nossos queridos Exus foram as maiores vítimas, pois criaram um novo perfil para Eles, sendo que hoje tem Exu, acreditem,  pregando a bíblia com destreza!, outros participam de grupos de discussão e educadamente explanam sobre todos os assuntos relativos a religião. Surgiram muitos cursos específicos de Exu, alguns sérios outros nem tanto, onde  ensinam a  compreender esse novo perfil e como doutrina-los, um verdadeiro absurdo. Como fica aquele Exu que sobe lá no terreiro de Mãe Maria do beco? Hum…..problemas a vista, pois Ele fala palavrões, ri alto, bebe cachaça, mas incrivelmente faz verdadeiros milagres!, bem.. podes crer…..vão dizer: é marmota! pois esse Exu está desatualizado porque difere das novas “regras de conduta”.

Concluindo, não devemos esquecer que Exu é acima de tudo um transgressor que nos coloca de frente com nossas fraquezas, toca nas  feridas, nos confunde na maioria das vezes, e ri muito da nossa ignorância. Antes de sair por aí julgando e criticando a gira dos terreiros mais conservadores, deveriam se perguntar, quem os credenciou a serem donos da verdade, e se não são eles, marmoteiros inconscientes, devidamente atualizados.

Sr. Tranca Ruas das Encruzilhadas uma vez me disse: Não importa o lugar e em que condições  você me encontre, …… bata  cabeça.

Por: Wilson de Omulu – Laroie Mestre Tranca Ruas

Anúncios

Sobre atabaque26

Nosso pequeno grupo de Umbanda, tem como principal objetivo pesquisar e aprender com nossos amigos espirituais, sendo a verdade e seriedade conduta obrigatória em todos os membros da nossa gira. Saravá Caboclo Rompe Mato.
Esse post foi publicado em Laroiê Exu, Tranca Ruas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para AFINAL….. É TUDO MARMOTA?

  1. diogomendes disse:

    excelente!! sinto falta de posts aqui neste site 🙂

    Laroyê Exú!!

  2. CLEITON TIAGO LEAL SPINOSA disse:

    Decadência Umbandista…

    Caros leitores,

    Sou umbandista há mais de dez anos e hoje sou casado com uma mãe de santo (não a minha), que, aliás, faz de tudo para andar conforme os preceitos que ela herdou de sua família, esta com terreiro há mais de 25 anos no Estado do Maranhão. Sempre estou lendo e tentando melhorar perante a espiritualidade, mas o que vejo com o passar dos anos é uma decadência das Religiões de culto afro no Brasil, mais em especial na nossa querida Umbanda, pois além de nossos irmãos na fé serem desunidos, uns querendo passar a perna nos outros, a falta de compromisso e seriedade dos dirigentes de terreiros, em atitudes inescrupulosas, fazem de suas casas de santo, um local onde a má convicção humana pendura, deixando vários tipos de manifestações, que em muitas vezes são contrárias às verdadeiras manifestações espirituais, fazendo de um lugar sagrado, um antro de espíritos obsessores, encarnados ou desencarnados, afastando bons médiuns, os quais enxergam tais atos errôneos, ainda mais quando os dirigentes fazem do seu CONGÁ um local de escravidão, tanto humana quanto espiritual, mais o que quero realmente frisar é que a maioria dos terreiros de umbanda esqueceram-se das obrigações da casa, como as festas aos santos e orixás, obrigações estas que dão a força espiritual ao terreiro, pois é um ato de fé realizado pelos dirigentes dos mesmos, sendo que tal esquecimento, vem levando os terreiros a uma decadência e a uma involução espiritual, indo contra os princípios da UMBANDA.
    Outro fator principal a decadência da UMBANDA é que alguns terreiros que conseguiriam elevar a espiritualidade durante um bom tempo, estão agora em uma onda que devasta e desmoraliza as nossas amadas entidades espirituais, são as chamas festas descontroladas para EXÚ, onde impera a luxuria sem demasio, homens trajados de mulheres, em roupas vulgares, mulheres sem pudor nenhum, difamando, assim, os nomes de nossas estimadas POMBO-GIRAS, além do grande exagero de bebidas e até mesmo o consumo de drogas, assim também como homens que se dizem incorporados com nossos compadres (EXÚS), acariciado outros homens, falando obscenidades a mulheres ou frequentadores, atraindo para seus médiuns casos amorosos, os quais muitas vezes são praticados dentro do próprio terreiro, local consagrado a entidades de luz, ou seja, se tudo virou para EXÚ, então teremos que esquecer as demais entidades? Acabou a divisão de “direita” e “esquerda”, na UMBANDA? Acredito que precisamos urgentemente tomar uma atitude em relação a tal situação, pois nós, verdadeiros umbandistas, estamos levando a fama desmerecedora de charlatões, pois tal situação afasta de nossas casas pessoas que necessitam realmente de um apoio espiritual, mas que por loucuras praticadas por alguns que se dizem dirigentes de terreiro, acabaram sendo lesados financeiramente e espiritualmente, pois tais situações acabam espalhando-se e a má fama acaba sendo atribuída a todos, sem exceção nenhuma.
    Temos federações em todos os estados, que se dizem defensoras dos direitos dos umbandistas e candomblecistas, mas que na realidade acabam sendo um órgão publico como qualquer outro, que existe, mais não atua de forma regular, não tomado precauções devidas e cabíveis a atos irregulares em vários terreiros, sei que todos tem o direito de manifestar sua fé da forma que quiser, mas também temos que lembrar que somos obrigados respeitar a dignidade alheia, não ofendendo, nem praticado crimes contra o próximo, pois a Verdadeira UMBANDA carrega a bandeira de Oxalá, que é a união, paz, amor, sabedoria e compaixão aos humildes.
    Que Oxalá dê sabedoria a todos.
    Axé!
    Atenciosamente

    C. T. L. S. DE OGUM

    • atabaque26 disse:

      Concordo com seu comentário. Temos que fazer nosso melhor. Graças a Oxalá, nossa Umbanda não é codificada, então sempre existirá diferenças entre as casas. O importante é lembrar que nossa melhor fonte de informações são nossas entidades de trabalho.

  3. ate posso concordar com o autor ! mas ha ressalvas nisso!Exu transgressor, brincalhão, que ri bebe fuma charuto e uma coisa! mas entidade pedofila, malcriada, saliente, lascivo,grosseiro. verdadeiros quiumbas e serra fila desclassificados do plano astral. criadores de invencionices mirabolantes,ai não ! pra mim no meu oceânico mar de burrice, isto pra mim se chama calhordice , crapulice da mais baixa e desmedida. o camarada usa o nome e os trejeitos de algo ou alguém serio pra se dar bem e manipular otários desavisados, promover verdadeiras aberração que só os idiotas desavisados não percebem! pra mim isto deveria ser caso de POLICIA E CADEIA pra estes crápulas sem moral e que destroem as religiões afro-brasileiras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s