AFINAL….. É TUDO MARMOTA?

Atualmente é muito comum  as pessoas se utilizarem desse adjetivo, para definir como falsa algum tipo de gira ou mesmo a performance de alguns médiuns. A pessoa vai visitar um terreiro, assiste a gira com entusiasmo, bate palmas, sorri, consulta o chefe de terreiro, sai e diz: é pura marmota!, ou diz que o pai de santo é marmoteiro.

Marmoteiro….Marmoteiro….Marmoteiro……!!!!…em coro… Alguns são mais discretos e dizem: “Isso não tem nada a ver!! bem……”nada tem a ver”, quer dizer que é marmota. Os comentários pejorativos desses críticos e especialistas em gira, são muito mais cruéis com os trabalhos de esquerda,  muito bem…..vamos tentar entender os possíveis motivos:

Nos últimos anos surgiram na Umbanda diversos grupos ou vertentes dela, que buscaram de alguma forma “codificar” a religião, criando alguns pseudos manuais que passaram a servir de referencia para muita gente. Sem a intenção de generalizar, o possível motivo desses movimentos, deve-se ao fato de oportunistas que perceberam a falta de literatura abordando o assunto e vislumbraram a possibilidade de transformar isso num negócio. Nossos queridos Exus foram as maiores vítimas, pois criaram um novo perfil para Eles, sendo que hoje tem Exu, acreditem,  pregando a bíblia com destreza!, outros participam de grupos de discussão e educadamente explanam sobre todos os assuntos relativos a religião. Surgiram muitos cursos específicos de Exu, alguns sérios outros nem tanto, onde  ensinam a  compreender esse novo perfil e como doutrina-los, um verdadeiro absurdo. Como fica aquele Exu que sobe lá no terreiro de Mãe Maria do beco? Hum…..problemas a vista, pois Ele fala palavrões, ri alto, bebe cachaça, mas incrivelmente faz verdadeiros milagres!, bem.. podes crer…..vão dizer: é marmota! pois esse Exu está desatualizado porque difere das novas “regras de conduta”.

Concluindo, não devemos esquecer que Exu é acima de tudo um transgressor que nos coloca de frente com nossas fraquezas, toca nas  feridas, nos confunde na maioria das vezes, e ri muito da nossa ignorância. Antes de sair por aí julgando e criticando a gira dos terreiros mais conservadores, deveriam se perguntar, quem os credenciou a serem donos da verdade, e se não são eles, marmoteiros inconscientes, devidamente atualizados.

Sr. Tranca Ruas das Encruzilhadas uma vez me disse: Não importa o lugar e em que condições  você me encontre, …… bata  cabeça.

Por: Wilson de Omulu – Laroie Mestre Tranca Ruas

Anúncios

Sobre atabaque26

Nosso pequeno grupo de Umbanda, tem como principal objetivo pesquisar e aprender com nossos amigos espirituais, sendo a verdade e seriedade conduta obrigatória em todos os membros da nossa gira. Saravá Caboclo Rompe Mato.
Esse post foi publicado em Laroiê Exu, Tranca Ruas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s